Canal de aquisição de clientes: como fazer captação figital.


Início / Blog / Canal de aquisição de clientes: como fazer captação figital.

Para um canal de aquisição de clientes moderno, não existem mais fronteiras entre o mundo real e o digital: é possível fazer captação de leads e conversões simultâneas nos dois ambientes de forma extremamente eficiente.

Antes de aprofundar neste tema tão atual, acho prudente esclarecer o termo para quem ainda não ouviu falar nele: figital é a fusão das palavras físico + digital. Ou seja, se refere ao ponto de interseção entre o mundo físico e o ambiente digital, tão necessária quanto essencial em qualquer processo de captação ou canal de aquisição de clientes moderno.

Como eu já disse em outros conteúdos anteriores, com a tecnologia presente em todos os momentos da jornada dos consumidores, nenhum canal de aquisição de clientes moderno pode negligenciar as soluções de marketing e vendas que transcendem as fronteiras entre o mundo analógico e o digital.

Hoje já tem canal de aquisição de clientes que torna possível fazer uma distribuição de material de divulgação e captação nos meios digitais e locais físicos ao mesmo tempo e de forma off-line! Isso mesmo: sem a necessidade de conexão à internet e sem tela para exibição dela para um grande público. 

Como: sabe as landing pages que sua agência ou seu time de desenvolvedores criam para captar leads em sites, redes sociais, blogs, links patrocinados, etc? Pois é: ela mesmo, só que no formato de papel. O velho e bom cartaz de PDV com as mesmas copies, headers, imagens e CTAs da sua versão digital! O link: um QR Code único para levar, aí sim, seu público à sua LP de captura de leads!

Mas isso é magia? Não: é tecnologia! Já imaginou a capilaridade e o alcance que os recursos que este canal de aquisição de clientes pode dar à suas captações? Já pensou em criar uma rede de PDVs como pontos de mídia para sua empresa?

Imagina então ter uma rede de prospectores de clientes divulgando seu produto em cartazes em lugares físicos por todos os lugares! Você explora a grande capilaridade desses pontos para dar um enorme alcance e impacto às suas ofertas! Mídia gratuita – uma vez que ninguém recebe qualquer valor antecipadamente – e espontânea – pois quem divulga o faz feliz com a perspectiva real de ter ganhos extras.

Quantos microempreendedores individuais, empreendedores autônomos, pequenas empresas existem por aí? São centenas de milhares em cada grande cidade brasileira e milhões em todo o Brasil! Cada um deles pode se tornar um ponto de contato do seu público-alvo com suas ofertas! Ou seja: um canal de aquisição de clientes com grande proximidade com seu consumidor, enorme poder de recomendação e, por isso mesmo, com alto potencial de conversão!

O custo disso? Success Fee: uma taxa que é paga a estas pessoas apenas se a pessoa que ela captou fechar negócio com sua empresa! Ou seja: a não ser uma indicação espontânea de um cliente seu, nada tem um custo de aquisição mais baixo que este modelo. 

Este modelo de canal de aquisição de clientes permite você estar no lugar e na hora certa, com este pequenos influenciadores fazendo a curadoria do seu produto cara a cara com seu potencial cliente! Eles são o que chamamos aqui na OQ Digital de real influencer pois estes canais de aquisição de clientes humanos tem a empatia de outras pessoas, já possuem a confiança do seu cliente e podem usar estes poderosos recursos de prova social para indicar sua empresa.

Quem é experiente em vendas ou marketing sabe: as pessoas compram mais pelo sentimento do que pela lógica. Venda é um jogo de emoção x razão onde a emoção dá de goleada. E o sentimento de confiança é o gatilho mental mais efetivo que existe no melhor canal de aquisição de clientes de qualquer segmento!

Não se trata de Inteligência Artificial, e sim de sensibilidade humana. Como disse o notável psiquiatra austríaco Carl Jung “Conheça todas as teorias e domine todas as técnicas. Porém, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Isso vale para vendas e é isso que faz um canal de aquisição de clientes ser eficiente. A empatia que inspira confiança, que por sua vez leva ao fechamento do negócio. 

Com todos estes fatores reunidos, é possível gerar leads altamente qualificados e cortar CAC (custo de aquisição de clientes) em até 10X e diminuir o tempo de venda em até 3X em média. Qual outro canal de aquisição de clientes gera estes resultados?

Mas esta estratégia pode ser considerada uma ação de marketing de guerrilha? Sim! Guerrilha urbana digital, criativa, inusitada, barata, simpática e, acima de tudo, persuasiva pois combina todas as já comprovadas formas de captação para criar o mais eficiente canal de aquisição de clientes do mercado. 

Alguns grandes varejistas já perceberam o potencial desta “mídia” e estão usando algo similar como um novo e criativo canal de aquisição de clientes. O Magazine Luiza está até gerando receita extra vendendo publicidade em sacos de entrega que vão direto para o consumidor final! Um momento perfeito para impactar seu consumidor: na hora que ele recebe sua encomenda no conforto da sua casa. O link para os canais digitais? Um QR Code que, ao ser lido pela câmera do celular do potencial consumidor leva direto a uma Landing Page do produto que se deseja vender! 

Quem diria que velho e bom papel formato A4, uma impressora (caseira ou de copiadora) e uma boa motivação poderiam se tornar um poderoso canal de aquisição de clientes nesta altura de desenvolvimento tecnológico e da ampla digitalização do consumidor? Pois é! O modelo figital não só se tornou este canal como é extremamente eficiente e barato!


Para aprofundar um pouco mais sobre estratégias de canal de aquisição de clientes (são inúmeras possibilidades), recomendo visitar nossos conteúdos em https://oqdigital.com/blog

Além de inúmeras dicas, oferecemos uma guia completo para você passar a utilizar a tecnologia a favor das suas vendas e diminuir seus custos de aquisição de clientes, principalmente se seu processo é de vendas complexas. ; )


Compartilhe

Você quer mais leads qualificados?

Preencha o campo abaixo com seu e-mail. Eu vou te mostrar como que nossos clientes conseguem leads quentes e qualificados mais baratos que o Facebook Ads e Google Ads.


Sobre Cadu Senna

CEO da OQ Digital: Estrategista em Marketing, Vendas Digitais e Inovações Tecnológicas.

Maior autoridade em Marketing de Indicação/MGM e Gamificação de Equipes do mercado imobiliário brasileiro.


Sobre a OQ Digital

É um empresa de tecnologia especializada em marketing e vendas digitais e oferece a mais completa plataforma para programa de indicação voltado para incorporadoras. loteadroas, construtoras e grandes imobiliárias.

A solução em nuvem é totalmente integrada aos principais CRMs do mercado imobiliário como o Construtor de Vendas, o Hypnobox, o Hubspot, o SalesForce, dentre outros: O mais eficiente canal de aquisição de clientes - OQ Digital.