Como fazer seu funil de vendas um cilindro de conversões de clientes


Início / Blog / Como fazer seu funil de vendas um cilindro de conversões de clientes

Crie sua própria rede digital de prospectores e tenha seu próprio canal de aquisição de cliente

De um mês para outro o número de leads no funil de vendas caiu mais 30% e o CAC dobrou…
Calma! Apesar de você ter todos os motivos para se desesperar, vamos analisar friamente a situação.

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) está aumentando muito, mas muito mais que a inflação. E mudanças na política econômica não vão alterar este quadro. É um fenômeno global dado a inúmeros fatores. Um deles é o crescimento vertiginoso da concorrência pela atenção do consumidor nos meios digitais e a baixa eficiência dos canais de aquisição de clientes comumente usados hoje, se isso serve de consolo.

Porém, simplesmente alargar o topo do seu funil de vendas e queimar todo o seu orçamento de marketing digital neste sentido pode ajudar seu time de vendas e SDRs a ter muitas reuniões, contatos e visitas. Mas esta decisão, definitivamente, não significa que vai fazer sua empresa vender mais… Estratégias de MQL, SQL e lead scoring podem ajudar, mas atrair um lead qualificado, motivado, convencido e com o PIC (Perfil Ideal de Cliente) é incontestavelmente a melhor forma de imputar eficiência no seu processo de aquisição!

E, de longe, o mais poderoso gatinho para uma decisão de compra é a influência de pessoas com as quais nos identificamos, admiramos ou confiamos. Nada, absolutamente nada ou qualquer outra forma de marketing é mais convincente para um ser humano que uma recomendação de um produto ou serviço feita diretamente por amigos, vizinhos, colegas, familiares, seguidores em redes sociais e conhecidos. Mas esta “indicação” não pode ser feita de qualquer forma, não deve ser invasiva e, de maneira alguma, se tornar impositiva: ela tem que ser espontânea, verdadeira e legítima.

Porque não adianta só gerar leads e alargar o todo do seu funil de vendas: é preciso gerar leads dispostos, interessados e seguros em fechar negócio. E um canal de aquisição com o mínimo de fricção requer tecnologia para ser criado e metodologia para ser primorosamente executado. Com as ferramentas e estratégias certas, vendas complexas se tornam uma matemática simples: maior interesse = menor esforço = menos gastos = mais vendas = mais eficiência = muito mais retorno!

Imagina a situação de uma pessoa que acabou de comprar um apartamento e está encantada com a realização do sonho da casa própria. Ou outra que acaba de ser convencido que o consórcio é o melhor caminho para adquirir um bem e está pagando as primeiras parcelas da sua carta de crédito. Além da magia do momento, elas estão motivadas, envoltas em uma áurea de realização pessoal e ainda: com argumentos poderosos e frescos para convencer pessoas do seu ciclo de convívio a fazer o mesmo!

Buuum!!!! A combinação de encantamento e bons argumentos é explosiva e quase irresistível para uma pessoa que vê outra se realizando. E a chance de ela ir por um caminho igual fazendo a mesma aquisição, seja por impulso ou por total segurança que está fazendo a coisa certa, é enorme!

Não é uma fórmula milagrosa, mas uma “porção mágica”! Dá certo em todos os casos? Depende muito da experiência e da jornada do usuário. Mas te falo com convicção: se bem executada, uma Plataforma Digital completa e integrada ao seus CRM, lojas físicas ou seu e-commerce baseada em estratégias de Referral Marketing/MGM/Prospectores em Rede montada sobre o pilar dos 4 Rs (Relacionamento, Reconhecimento, Recomendações e Recompensas) se tornará, em médio prazo, o seu mais eficiente canal de aquisição de clientes.

E, novamente: calma. Vá crescendo sua base de recomendações e auferindo as métricas e resultados. A impaciência mata uma boa estratégia, mata um bom marketing.

Gostou do conteúdo? Então faça como um cliente satisfeito: indique um amigo! E ainda seja recompensado por isso: app.oqdigital.com/_/indicaoq ; )


Compartilhe

Você quer mais leads qualificados?

Preencha o campo abaixo com seu e-mail. Eu vou te mostrar como que nossos clientes conseguem leads quentes e qualificados mais baratos que o Facebook Ads e Google Ads.


Sobre Cadu Senna

CEO da OQ Digital: Estrategista em Marketing, Vendas Digitais e Inovações Tecnológicas.

Maior autoridade em Marketing de Indicação/MGM e Gamificação de Equipes do mercado imobiliário brasileiro.


Sobre a OQ Digital

É um empresa de tecnologia especializada em marketing e vendas digitais e oferece a mais completa plataforma para programa de indicação voltado para incorporadoras. loteadroas, construtoras e grandes imobiliárias.

A solução em nuvem é totalmente integrada aos principais CRMs do mercado imobiliário como o Construtor de Vendas, o Hypnobox, o Hubspot, o SalesForce, dentre outros: O mais eficiente canal de aquisição de clientes - OQ Digital.