Início / Blog / Como fazer seu funil de vendas um cilindro de conversões de clientes

Como fazer seu funil de vendas um cilindro de conversões de clientes

Crie sua própria rede digital de prospectores e tenha seu próprio canal de aquisição de cliente

De um mês para outro o número de leads no funil de vendas caiu mais 30% e o CAC dobrou…
Calma! Apesar de você ter todos os motivos para se desesperar, vamos analisar friamente a situação.

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) está aumentando muito, mas muito mais que a inflação. E mudanças na política econômica não vão alterar este quadro. É um fenômeno global dado a inúmeros fatores. Um deles é o crescimento vertiginoso da concorrência pela atenção do consumidor nos meios digitais e a baixa eficiência dos canais de aquisição de clientes comumente usados hoje, se isso serve de consolo.

Porém, simplesmente alargar o topo do seu funil de vendas e queimar todo o seu orçamento de marketing digital neste sentido pode ajudar seu time de vendas e SDRs a ter muitas reuniões, contatos e visitas. Mas esta decisão, definitivamente, não significa que vai fazer sua empresa vender mais… Estratégias de MQL, SQL e lead scoring podem ajudar, mas atrair um lead qualificado, motivado, convencido e com o PIC (Perfil Ideal de Cliente) é incontestavelmente a melhor forma de imputar eficiência no seu processo de aquisição!

E, de longe, o mais poderoso gatinho para uma decisão de compra é a influência de pessoas com as quais nos identificamos, admiramos ou confiamos. Nada, absolutamente nada ou qualquer outra forma de marketing é mais convincente para um ser humano que uma recomendação de um produto ou serviço feita diretamente por amigos, vizinhos, colegas, familiares, seguidores em redes sociais e conhecidos. Mas esta “indicação” não pode ser feita de qualquer forma, não deve ser invasiva e, de maneira alguma, se tornar impositiva: ela tem que ser espontânea, verdadeira e legítima.

Porque não adianta só gerar leads e alargar o todo do seu funil de vendas: é preciso gerar leads dispostos, interessados e seguros em fechar negócio. E um canal de aquisição com o mínimo de fricção requer tecnologia para ser criado e metodologia para ser primorosamente executado. Com as ferramentas e estratégias certas, vendas complexas se tornam uma matemática simples: maior interesse = menor esforço = menos gastos = mais vendas = mais eficiência = muito mais retorno!

Imagina a situação de uma pessoa que acabou de comprar um apartamento e está encantada com a realização do sonho da casa própria. Ou outra que acaba de ser convencido que o consórcio é o melhor caminho para adquirir um bem e está pagando as primeiras parcelas da sua carta de crédito. Além da magia do momento, elas estão motivadas, envoltas em uma áurea de realização pessoal e ainda: com argumentos poderosos e frescos para convencer pessoas do seu ciclo de convívio a fazer o mesmo!

Buuum!!!! A combinação de encantamento e bons argumentos é explosiva e quase irresistível para uma pessoa que vê outra se realizando. E a chance de ela ir por um caminho igual fazendo a mesma aquisição, seja por impulso ou por total segurança que está fazendo a coisa certa, é enorme!

Não é uma fórmula milagrosa, mas uma “porção mágica”! Dá certo em todos os casos? Depende muito da experiência e da jornada do usuário. Mas te falo com convicção: se bem executada, uma Plataforma Digital completa e integrada ao seus CRM, lojas físicas ou seu e-commerce baseada em estratégias de Referral Marketing/MGM/Prospectores em Rede montada sobre o pilar dos 4 Rs (Relacionamento, Reconhecimento, Recomendações e Recompensas) se tornará, em médio prazo, o seu mais eficiente canal de aquisição de clientes.

E, novamente: calma. Vá crescendo sua base de recomendações e auferindo as métricas e resultados. A impaciência mata uma boa estratégia, mata um bom marketing.

Gostou do conteúdo? Então faça como um cliente satisfeito: indique um amigo! E ainda seja recompensado por isso: app.oqdigital.com/_/indicaoq ; )