Canal de aquisição de clientes: programa de indicação para incorporadoras.


Início / Blog / Canal de aquisição de clientes: programa de indicação para incorporadoras.

Nenhum modelo de captação traz mais resultados de vendas do que a indicação de um cliente. Mas quando o seu programa de indicação acontece em multinível e envolve o time de corretores, este canal de aquisição de clientes se torna imbatível!

Você que é profissional de marketing ou líder comercial de uma incorporadora ou loteadora sabe: o ciclo de vendas dos seus produtos são longos – independente se seu público é de alta renda ou do Programa Minha Casa Minha Vida. Tudo bem que este último tem um mercado mais amplo, mas tem uma concorrência muito mais acirrada também.

É claro que uma estratégia de marketing de captação precisa – e deve – ser composto por um mix de canais de aquisição de clientes, mas se jogar em mar aberto nos meios digitais para pescar leads em um oceano vermelho custa caro e requer um esforço enorme.

Neste cenário, um canal de aquisição de clientes se faz extremamente necessário para acelerar o ciclo de vendas e, principalmente, cortar custos de aquisição. E o mais eficiente deles é um programa de indicação. A explicação está no comportamento humano: 92% das pessoas confiam mais em recomendações de conhecidos do que em propaganda: anúncios pagos, testemunhais de celebridades e post patrocinados.

Mas calma lá: se fosse tão fácil, bastava colocar um formulário no seu site e dar um prêmio para quem indicar um amigo e este comprar um imóvel. Primeiro que isso fere a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): ninguém pode fornecer dados de contato de terceiros sem o expresso consentimento deles. Isso pode gerar multas pesadas!

Mas eu já tenho um programa de indicação e funciona bem! Não duvido. Conheço bem o modelo e sei que a prova social fornecida por quem já é seu cliente a outro potencial cliente dá muito mais segurança para ele fechar negócio com sua incorporadora. Mas o grande influenciador deste mercado peculiar é e vai continuar sendo o corretor.

Ele que inspira e conduz de forma habilidosa toda a jornada de compra. Os melhores deles, são realizadores de sonhos e fazem uma venda consultiva que resulta na alta satisfação do cliente que compra o imóvel. E ter o corretor como peça central do programa de indicação da sua incorporadora irá fazer os resultados serem muito melhores do que um programa de indicação que depende da vontade e disposição do seu cliente de se engajar na sua campanha.

Corretor vive de vender imóveis, está em busca de oportunidades todos os dias, a qualquer hora e lugar. O seu cliente não. A motivação e a proatividade deste profissional é que irá alavancar seu canal de aquisição de clientes de uma forma exponencial. Um programa de indicação onde o corretor vende um imóvel, convida o cliente que comprou para participar e tem a garantia que vai receber os leads que ele gerar é o que faz o time engajar e dá muito mais eficiência ao processo!

Com o corretor no centro do seu canal de aquisição de clientes, sua captação de leads não terá limites entre o online e o offline.

As novas tecnologias de marketing e vendas são verdadeiras plataformas multicanais. A captação de clientes para vendas de imóveis agora é figital (uma solução que garante presença das suas campanhas em locais físicos e nos meios digitais ao mesmo tempo), um recurso poderoso que alia o melhor dos dois mundos.

Imagina seu time de vendas com o celular nas mãos com um poderoso sistema de captação de leads instalado nele: um canal de aquisição de clientes pessoal do corretor. Sua captação de leads acontece em qualquer lugar, a qualquer hora. E se multiplica com o poder do marketing em rede, uma teia capilarizada de prospectores de oportunidades para sua incorporadora.

Como uma rede de prospectores de leads se forma a partir da sua base de corretores?

Com este canal de aquisição de clientes instalado no seu celular, cada corretor pode criar sua própria rede de prospectores de leads baseada em um aplicativo em nuvem: uma plataforma digital completa de marketing, captação e vendas.

E a rede começa a se formar assim:

Passo 1 – Todo o seu portfólio de produtos é publicado no sistema que é totalmente customizado com a cara da sua incorporadora – exclusiva para sua empresa.

Passo 2 – Seu time de vendas, gerentes, corretores próprios ou corretores parceiros, se cadastram e acessam o aplicativo.

Passo 3 – Agora com seu perfil de usuário criado, cada membro do seu time pode enviar convites pessoais para pessoas que ele conhece: clientes para quem ele vendeu um imóvel, mas também seus contatos nas redes sociais ou aplicativos de mensagens, colegas, familiares, amigos, vizinhos, MEIs, agentes autônomos, proprietários de salão de beleza, bancas de revistas, academias de ginástica ou comércios próximos aos empreendimentos da sua incorporadora. Sim: é como uma panfletagem digital que é viralizada e ganha escala muito rapidamente. Sem perceber, seus produtos estarão expostos em toda a parte.

Passo 4 – Atraídos pela possibilidade de ganhar prêmios em dinheiro e fazerem uma renda extra com cada captação que fizerem para o corretor, essas pessoas aceitam o convite. Ao fazerem isso, elas se tornam prospectores de clientes para sua incorporadora, têm acesso a todos os seus produtos para divulgarem para suas redes de contatos, dando enorme alcance às suas ofertas, Quer um canal de aquisição de clientes mais poderoso, dinˆmico a ativo do que este programa de indicação em rede?

Mas é importante destacar que, além de tecnologia, este programa de indicação em rede precisa ter metodologia. Ao longo de mais de 6 anos trabalhando com as incorporadoras que mais vendem no Brasil, criamos a nossa própria plataforma tecnológica e desenvolvemos uma metodologia única.

De forma didática e concisa, falo a seguir como podemos fazer isso para sua incorporadora.

1º: Entendemos seus processos e identificamos suas dores.

Antes de mais nada, é preciso conhecer a fundo seu processo. Cada incorporadora é única: respeitamos e entendemos isso. Nosso time se reúne com seu time comercial e de marketing, entendemos a realidade do seu momento no mercado, a jornada de captação e descobrimos os gargalos do seu processo de vendas. Analisamos todos os detalhes e propomos o formato ideal de Plataforma que irá abrigar seu programa de indicação para sua incorporadora, O objetivo aqui é criar um canal personalizado para automatizar processos, diminuir as fricções, cortar custos de aquisição e acelerar o fechamento de negócios.

2º: Desenhamos e customizamos um plataforma tailor made e integramos ao seu CRM

Sob medida: esta é a palavra que define o canal de aquisição de clientes que criamos para sua incorporadora. Customizamos cada detalhe da Plataforma para desenvolver uma versão exclusiva: sua cara, suas regras, seu processo.
E claro: integramos dos on end-points da sua jornada ao seu CRM para espelhar o seu funil de vendas e dar total transparência ao processo para todos os usuários: corretores e prospectores.

3º: Treinamos seu time de vendas e lançamos a solução junto sua equipe de marketing:

Em menos de um mês, todo o projeto está de pé e pronto para ganhar as ruas e captar leads. Mas antes, fazemos o meeting (encontro virtual por videoconferência) com seus corretores, gerentes, profissionais de marketing e CRM. Passamos e repassamos todas as funcionalidades para que todo o potencial do seu canal de aquisição de clientes seja explorado ao máximo. 15 dias depois, no máximo, seu canal de aquisição de clientes está pronto para ganhar as redes e as ruas.

Cada corretor compartilha seu link único para seus contatos com um convite personalizado para aqueles que têm interesse em fazer uma renda extra captando leads para ele! Ou seja: é um programa de indicação em 2 níveis: corretor convida prospectores que, por sua vez, indica clientes para sua incorporadora/loteadora.

4º: Criando um programa de indicação em 2 níveis

Cada corretor compartilha seu link único para seus contatos com um convite personalizado para aqueles que têm interesse em fazer uma renda extra captando leads para ele! Ou seja: é um programa de indicação em 2 níveis: o corretor convida prospectores que, por sua vez, indicam clientes para sua incorporadora/loteadora.

5º: Um batalhão de captadores digitais de leads se forma

Estas pessoas, com seus celulares na mão, se tornam ávidos caçadores de leads compartilhando seus produtos para quem eles conhecem e sabem que podem se tornar um cliente da sua incorporadora. E podem fazer isso a qualquer hora, quantas vezes quiserem ou sempre que você tiver um novo lançamento e precisa fazer uma divulgação em massa.

Assim que uma pessoa interessada é impactada, ela solicita contato e o lead gerado por indicação do prospector cai direto no seu CRM já vinculado ao corretor que convidou o prospector. Isso garante que todo o time de vendas engaje e seja o maior multiplicador do seu programa de indicação multinível.

E para dar transparência a todo o processo, tanto o corretor quanto o prospector podem acompanhar cada etapa da venda no funil deste canal de aquisição de clientes. E melhor: sem chances de leads duplicados, sem chances de leads caírem para o corretor errado, sem chance de ferir a LGPD e outros problemas e dores de cabeças que programas de indicação 1.0 trazem.

6º: Um ciclo virtuoso de vendas, premiações e novas indicações tem início…

Com a venda concluída, o prospector que indicou o cliente é imediatamente comunicado e resgata o prêmio em dinheiro pelo próprio sistema, em um processo totalmente automatizado, sem intervenção humana, sem espaço para fraudes e totalmente seguro. Ao fechar um ciclo, outro imediatamente começa: satisfeito e motivado com o dinheiro na conta, o prospector se engaja aind mais e vai em busca de novos clientes de forma mais aguerrida. Isso atrai novos prospectores para seu programa de indicação e ele ganha escola de forma orgânica: sem a necessidade de grandes investimentos em divulgação. O resultado são leads cada vez mais qualificados e vendas cada vez mais rápidas!

Os números comprovam a eficiência deste programa de indicação via rede de prospectores de leads. Este inovador canal de aquisição de clientes gera leads que convertem, em média, 4 vezes mais vendas do que leads gerados por outros canais. Leads gerados pelas indicações dos prospectores fecham negócio e assinam contrato até 3 vezes mais rápido!

E sabe qual o segredo deste canal de aquisição de clientes? A confiança. É ela que inspira, motiva e dá segurança ao comprador de imóveis. A confiança é a essência de toda a indicação que, por sua vez, é a chave que abre portas e fecha muitos negócios.


Compartilhe

Você quer mais leads qualificados?

Preencha o campo abaixo com seu e-mail. Eu vou te mostrar como que nossos clientes conseguem leads quentes e qualificados mais baratos que o Facebook Ads e Google Ads.


Sobre Cadu Senna

CEO da OQ Digital: Estrategista em Marketing, Vendas Digitais e Inovações Tecnológicas.

Maior autoridade em Marketing de Indicação/MGM e Gamificação de Equipes do mercado imobiliário brasileiro.


Sobre a OQ Digital

É um empresa de tecnologia especializada em marketing e vendas digitais e oferece a mais completa plataforma para programa de indicação voltado para incorporadoras. loteadroas, construtoras e grandes imobiliárias.

A solução em nuvem é totalmente integrada aos principais CRMs do mercado imobiliário como o Construtor de Vendas, o Hypnobox, o Hubspot, o SalesForce, dentre outros: O mais eficiente canal de aquisição de clientes - OQ Digital.