Dicas valiosas para inovar seu processo de vendas e criar um poderoso canal de aquisição de clientes


Início / Blog / Dicas valiosas para inovar seu processo de vendas e criar um poderoso canal de aquisição de clientes

Não preciso nem dizer que, nos últimos anos, o marketing digital e os canais de aquisição de clientes passaram pela maior transformação desde a adoção em massa da internet. E ficaram as lições: o modelo de apostar em mídia com objetivo apenas de alcançar uma grande audiência, número de impressões, curtidas e compartilhamentos e não se preocupar com o custo de aquisição e o retorno do investimento ficou definitivamente no passado!

Na queda de braço pela atenção do consumidor, as modernas, completas e altamente customizáveis plataformas digitais de marketing se tornaram os mais eficientes canais de aquisição de clientes dando um banho nos gigantes midiáticos em termos de adaptabilidade, agilidade e custo x benefício. O funil de vendas escancara os números: elas geram leads que convertem até 8 vezes mais por um custo até 10X menor! O placar do ROI e os KPIs deixam cada vez mais evidente que é o momento das empresas adotarem rápido estes novos canais de aquisição e inovarem nos seus processos de vendas usando plataformas para engajar micro-influenciadores, lançar programas de indicação premiada e envolver clientes e admiradores da marca (brand lovers) e consumidores recorrentes em canais de aquisição.

Agora, com a tecnologia e a hiperconectividade, a marketing digital finalmente entra na era da Prospecção em Rede, uma tendência de captação e conversão de vendas baseada na enorme escala do networking digital das pessoas. Qualquer pessoa conectada! Neste cenário, o sucesso de vendas de qualquer produto ou serviço está diretamente relacionado à experiência do cliente (lado humano) e em soluções integradas (lado tecnológico). Com consumidores satisfeitos e propensos a recomendar o que você vende para centenas ou milhares de outros consumidores, todas as relações – inclusive as comerciais – estão irreversivelmente fundamentadas nas conexões em rede, numa enorme teia social, tecnológica e global.

  1. Como evolução do processo de vendas, o primeiro estágio do seu funil de vendas passa pelo celular dessas pessoas: ela é impactada pelas ofertas e o seu compartilhamento ganha um efeito multiplicador para gerar leads com enorme capilaridade;
  2. O segundo, e o que qualifica estes leads, é a motivação destas pessoas em recomendar a sua empresa. Esta motivação pode ser desencadeada por descontos em produtos e serviços, prêmios, comissões, dinheiro ou simplesmente paixão;
  3. O terceiro, e último estágio do seu funil de vendas anabolizado termina com sucesso em uma conversão muito mais rápida e barata.

PIMBA! É o marketing boca-a-boca 4.0, com um programa de indicação totalmente integrado ao seu CRM, automatizado, já em conformidade com a LGPD e baseado em uma plataforma tecnológica completa. Este sim vai se tornar, em curto prazo, o seu principal e mais eficiente canal de aquisição de clientes!

O que explica o sucesso do modelo é que, hoje, cada ser humano munido de um celular conectado à internet é uma mídia. A mais poderosa delas! Uma mídia que usa sua rede de contatos para influenciar e gerar resultados comerciais surpreendentes. Os influenciadores digitais estão aí para comprovar. Não só as celebridades do Instagram ou Youtube: estou falando daquelas pessoas que te mandam mensagem de aplicativo, que te marcam em posts, que possui poucos mas bons e fiéis seguidores. Eles são o que chamamos aqui na OQ Digital de Real Influencers. E por um bom motivo: estes novos canais de aquisição de clientes conseguem converter vendas em velocidade e custos impressionantes, justamente pela confiança que inspiram em pessoas que eles conhecem pessoalmente – e não só virtualmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista americana Entrepreneur, a maioria dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas. O mesmo estudo aponta que, atualmente, 74% dos consumidores usam redes sociais – habitat dos influenciadores – em suas decisões de compra. Um levantamento feito pelo LinkedIn aponta que profissionais que usam as redes sociais têm 51% mais chance de baterem suas metas do que aqueles que não usam estes meios para vender. Estes mesmos vendedores têm um desempenho até 78% melhor que seus colegas desconectados. Além de saberem usar os meios digitais a seu favor e promover conteúdos como ninguém, eles têm outro ponto em comum: gostam de um desafio, querem usar e provar sua influência para ganhar reconhecimento e status nas redes. São digital players e social sellers nativos.

Pense então em um modelo que, ao invés de poucos falando para muitos, muitos falando para todos! Algo disruptivo começa a acontecer… A lógica se inverte: o efeito multiplicador cria um viral-referral-loop e criar seu mais eficiente canal de aquisição de clientes em questão de semanas. No lugar de celebridades digitais, os nano influencers, pessoas normais, iguais a qualquer outro usuário de internet e de redes sociais, mas com um diferencial único: a capacidade de influenciar de forma direta a opinião e a decisão de compra de amigos, amigos dos amigos, familiares, vizinhos e demais conhecidos, com credibilidade e efetividade. Cada um de nós hoje tem o grande poder de criar um efeito positivo em rede!

Cada brasileiro tem em média 854 contatos nos meios digitais. Ou seja: qualquer mensagem multiplicada por este número tem um alcance nada desprezível. Vende mais? Proporcionalmente, as taxas de geração de leads, de conversão de vendas e aquisição de novos clientes são muito mais altas: segundo pesquisa Nielsen, 92% das pessoas impactadas por mensagens postadas por conhecidos sentem mais confiança neste tipo de recomendação.

Quer realmente inovar, gerar resultado e oferecer uma experiência única de compra e venda? Dê estes passos/saltos à frente:

  1. Use uma plataforma própria para criar uma comunidade ativa e explorar todo o poder de convencimento dos pequenos influenciadores em um programa de indicação 4.0;
  2. Motive estes self media channels a participarem ativamente das suas estratégias de marketing estabelecendo metas claras e prêmios dentro de um digital game premiando essas pessoas na medida que os leads gerados por eles caminha no seu funil de vendas;
  3. Lance desafios e reconheça todos eles de acordo com o nível de engajamento e retorno que cada um gerar para seu negócio – uma Plataforma completa de marketing de indicação é capaz de atender suas necessidades;
  4. Converta e provoque recorrência oferecendo experiências digitais únicas e um relacionamento sólido de médio e longo prazo.

E claro, cuide muito bem deles: monitore, cative, envolva, conheça e, acima de tudo, reconheça estes players! Hoje são eles que ditam as regras deste jogo. Se bem jogado, todos vendem, todos vencem.


Compartilhe

Você quer mais leads qualificados?

Preencha o campo abaixo com seu e-mail. Eu vou te mostrar como que nossos clientes conseguem leads quentes e qualificados mais baratos que o Facebook Ads e Google Ads.


Sobre Cadu Senna

CEO da OQ Digital: Estrategista em Marketing, Vendas Digitais e Inovações Tecnológicas.

Maior autoridade em Marketing de Indicação/MGM e Gamificação de Equipes do mercado imobiliário brasileiro.


Sobre a OQ Digital

É um empresa de tecnologia especializada em marketing e vendas digitais e oferece a mais completa plataforma para programa de indicação voltado para incorporadoras. loteadroas, construtoras e grandes imobiliárias.

A solução em nuvem é totalmente integrada aos principais CRMs do mercado imobiliário como o Construtor de Vendas, o Hypnobox, o Hubspot, o SalesForce, dentre outros: O mais eficiente canal de aquisição de clientes - OQ Digital.