Como usar o conceito dos 4Rs para criar seu próprio canal de aquisição de clientes.


Início / Blog / Como usar o conceito dos 4Rs para criar seu próprio canal de aquisição de clientes.

“…programa de indicação, marketing de afiliados, plataforma de influenciadores ou uma rede digital de prospecção de leads: seja qual for o canal de aquisição de clientes escolhido, entender como aplicar o conceito dos 4Rs é fundamental para obter ótimos resultados e o melhor retorno sobre o investimento.”

Quem está atento sabe: o marketing digital muda tão rápido quanto um feed de publicações nas redes sociais. E novos canais de aquisição de clientes e estratégias de vendas surgem no mesmo ritmo exigindo que as equipes de marketing e vendas estejam permanentemente atualizadas.

Os 4Ps que fundamentavam o marketing de antes (Produto, Praça, Preço e Promoção) deram lugar aos 4Rs da era digital: Relacionamento, Recomendação, Reconhecimento e Renda Extra. Sem eles, não há canal de aquisição de clientes que para em pé.

Nenhuma empresa pode (ou deve) criar qualquer estratégia ou desenvolver um canal de aquisição de clientes sem ter como foco estes novíssimos fundamentos. A seguir, explico cada um deles e aponto as vantagens de utilizá-los, como eles podem ser aplicados em suas estratégias e os cuidados que você deve ter ao implementá-los, juntos ou separadamente.

Relacionamento: este primeiro fundamento é o mantra do marketing digital hoje e o pilar para a criação de qualquer canal de aquisição de clientes bem sucedido. E a essência de criar relacionamento com seu público, seja ele seus próprios colaboradores, atuais clientes ou potenciais consumidores, é ter uma comunicação sem ruídos, um atendimento impecável e atencioso, um endomarketing baseado no propósito da empresa, um pós-venda de excelência e uma percepção de marca positiva aos olhos de todos. Isso irá gerar motivação, admiração, fidelização e um ótimo NPS. Este último, abrirá o caminho para o segundo fundamento que explico em seguida.

Vantagem: quem conhece e gosta da sua empresa, produto ou serviço está muito mais propício a indicar novos clientes para você! E esta é, de longe, a forma mais eficiente e barata de converter vendas, como descrevo no próximo tópico.

Importante: Tenha uma régua automática e personalizada de relacionamento já acoplado ao seu canal de aquisição de clientes ou integrado a um bom CRM.

Recomendação: com a “casa” arrumada e o primeiro dos 4 Rs bem estruturado, é chegado o momento de estruturar seu canal de aquisição de clientes a partir de uma base já existente: colaboradores, times de vendas, clientes, seguidores das redes sociais, etc. Seja por meio de um programa de indicação, seja por uma campanha contínua de MGM e recomendação online ou por uma rede ativa de prospectores digitais de leads, é por aqui que sua estratégia de aquisição de baixo custo avança.

Vantagem: O grande alcance e capilaridade deste meio, é que ele trabalha muito bem o topo do seu funil e captura de leads qualificados. E usar esta estratégia aliada a uma solução digital com recursos certos para isso no seu canal de aquisição de clientes vai  encurtar o ciclo de vendas e alargar o fundo do funil, aumentando a taxa de conversão por lead gerado e diminuindo o tempo da venda e os custos da operação.

Importante: É imprescindível que a captação de leads do seu canal de aquisição de clientes esteja em total conformidade com a LGPD. Fique muito atento a isso respeitando a privacidade dos seus usuários.

Reconhecimento: Esta é a grande mola propulsora e o grande segredo para criar um ciclo virtuoso de vendas no seu canal de aquisição de clientes. Desenhe regras claras e aumente a bonificação de acordo com o retorno que os usuários derem para seu negócio. Quanto mais resultados, mais reconhecimento e mais motivação, mantendo a base sempre ativa, disposta e disponível a te ajudar a atingir suas metas. 

Vantagens: Como as bonificações são sobre o sucesso de vendas e o reconhecimento é de acordo com os resultados que os usuários gerarem, esta é, sem dúvida, uma maneira extremamente eficiente de baixar seu custo de aquisição.

Importante: Não solucione um problema e crie diversos outros. Deixe todo o processo totalmente transparente para os usuários. Informe a todos eles sobre cada etapa da negociação e notifique a cada avanço do lead no seu funil ou etapa da jornada de compra. Cumpra com o prometido e faça os pagamentos de prêmios de forma automática com soluções integradas a marketplaces, seu e-commerce ou a bancos digitais. 

Renda extra: Responda rápido: você prefere pagar ao Google e às Redes Sociais para dar visibilidade à sua empresa ou premiar pessoas que engajam em suas ofertas, divulgam seus produtos e serviços para outras pessoas e trazem novos clientes para seu negócio? A resposta é óbvia. Além de criar um exército de seguidores, você pode ganhar capilaridade nos meios digitais e alcançar mercados e novos consumidores com um programa digital de indicação ou rede de afiliados e remunerá-los de acordo com os resultados que eles efetivamente gerarem para sua empresa!

Vantagens: Além de ser muito mais barato, você ainda causa impacto social e cumpre, de forma simples e efetiva, a agenda ESG! A percepção da sua empresa no mercado será extremamente positiva e, acredite, isso terá relação direta com os resultados financeiros dela em médio e longo prazo.

Importante: Não é necessário a contratação de várias ferramentas e empresas terceiras para fazer este serviço. Tenha uma solução 360º que faça toda a gestão automática dos processos: desde a ativação dos usuários, a mensuração dos resultados ao pagamento daqueles que estão gerando negócios para sua empresa. A geração de relatórios e prestação de contas em tempo real para o seu financeiro irão facilitar a gestão contábil e fiscal destas operações financeiras e evitar desperdícios de recursos, pagamentos indevidos e eventuais fraudes. Uma plataforma digital “tudo em um” resolve todas estas questões. 

Concluindo: não é pagando influenciadores ou empresas de marketing digital que remuneram pessoas para fazerem reviews em seus produtos e serviços em sites e redes sociais – e fraudando, portanto, seu Net Promoter Score – que você vai resolver vai cortar seus custos e melhorar seus resultados de vendas. Mas um canal de aquisição de clientes com suas próprias regras e totalmente alinhado com seus processos de vendas, com certeza, vai ajudá-lo muito neste objetivo!

Pode ser via programa de indicação, marketing de afiliados, plataforma de influenciadores ou por uma rede digital de prospecção de leads: seja qual for o canal de aquisição de clientes escolhido, entender como aplicar o conceito dos 4Rs é fundamental para obter os ótimos resultados e o melhor retorno sobre o investimento. E isso é eficiência!

Cadu Senna – CEO da OQ Digital e especialista em Marketing, Inovações e Vendas Digitais.  

Links:

canais de aquisição de clientes e estratégias de vendas

https://oqdigital.com

Programa de indicação: https://oqdigital.com/blog/como-criar-um-programa-de-indicacao-em-6-passos

plataforma digital 

https://oqdigital.com/setores-de-atuacao

https://www.linkedin.com/in/carlos-eduardo-senna/

OQ Digital: nosso site:  https://oqdigital.com


Compartilhe

Você quer mais leads qualificados?

Preencha o campo abaixo com seu e-mail. Eu vou te mostrar como que nossos clientes conseguem leads quentes e qualificados mais baratos que o Facebook Ads e Google Ads.


Sobre Cadu Senna

CEO da OQ Digital: Estrategista em Marketing, Vendas Digitais e Inovações Tecnológicas.

Maior autoridade em Marketing de Indicação/MGM e Gamificação de Equipes do mercado imobiliário brasileiro.


Sobre a OQ Digital

É um empresa de tecnologia especializada em marketing e vendas digitais e oferece a mais completa plataforma para programa de indicação voltado para incorporadoras. loteadroas, construtoras e grandes imobiliárias.

A solução em nuvem é totalmente integrada aos principais CRMs do mercado imobiliário como o Construtor de Vendas, o Hypnobox, o Hubspot, o SalesForce, dentre outros: O mais eficiente canal de aquisição de clientes - OQ Digital.